quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Rubrica | Melinha e a Alfândega

Boa noite beauties!!

Este post não estava nada programado, mas uma vez que têm surgido várias duvidas e questões sobre este assunto cá vai a minha experiência…

Desde Outubro que tenho recebido avisos atrás de avisos por causa das minhas encomendas que ficam retidas, na altura pensava somente que era azar, depois pensei que era embirração, já pensei que achavam que fazia contrafacção, etc etc…

No entanto vi que está acontecer com muita muita gente….


Em Outubro pararam-me 3 encomendas que recebi em Novembro, o processo nem foi muito lento, cerca de 2/3 semanas e se fosse sempre assim estava muito contente, acontece que agora de semanas passaram para meses. 

As minhas encomendas de Novembro estão neste momento a ser despachadas aos poucos, hoje recebi as que ficaram na alfândega no dia 06 de Novembro, HOJE é que as recebi, sem explicações, sem nunca darem pontos de situação e a serem completamente rudes quando contactamos a linha de apoio. 

Pois neste momento É ASSIM:

A paragem é aleatória, não interessa se é ou não de baixo valor, para qualquer coisa, o valor mais irrisório que me parou foi de $0,99. 
As encomendas de hoje (foto) vinham declarados com: $0,00 - $20,00 - $5,00 portanto como podem ver não há montantes altos. 

Basta aguardarem no conforto do lar a chegada da carta e têm 30 dias para enviarem os comprovativos de compra/presente/emails trocados, o que tiverem, depois irão receber uma resposta automática e NADA mais.. 
Posteriormente (no meu caso 3 meses mais tarde) a encomenda em casa COM ou SEM valor dependendo depois do que eles interpretarem.

No meio disto tudo e no meio do azar, todos os comprovativos que tenho enviado são suficientes para não me cobrarem valores para levantar as encomendas. 

Vou continuar a fazer compras seja de onde for e a manter algumas parcerias apesar de tudo, mas acho que tudo isto começa a roçar o ridículo e até posso concordar que parem 100% das encomendas, MAS coloquem mais trabalhadores para fazer o despacho, porque assim como eu tenho 30 dias para apresentar comprovativos, também os CTT deviam ter um prazo para despacho do mesmo. 

Se tiverem questões sintam-se à vontade que serão respondidas no post. 

Beijinho a todas

29 comentários:

  1. só param as encomendas vindas de fora da união europeia correcto? é que tenho uma da feelunique que já está há 1 mês por aparecer...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andreia, até agora só me têm parado as fora da UE, mas como isto está já nem sei.

      A da feel unique é normal pois não pertence à UE, as encomendas sãio enviadas de Jersey situado no UK mas não é considerado UE, é daquelas que podem ficar presas.

      Beijinho

      Eliminar
  2. eu estou a espera desde 12 de dezembro de encomendas da feelunique que infelizmente vem duma ilha de inglaterra que é sujeita a controlo aduaneiro! ainda por cima as da feelunique nao tem tracking number! achas que é possivel saber se a minha encomenda esta na alfandega?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula,

      Sendo que vêm de Jersey podem ficar na alfândega, é um risco, apesar de todas as que mandei vir de lá nunca terem ficado e demoraram cerca de 3 semanas a chegar.

      Beijinho

      Eliminar
    2. Com tanto tempo de demora já devias ter contactado a feelunique. Eu esperei mais de um mês por uma encomenda, depois contactei-os e enviaram novamente, sem levantar questões (e não tinha número de rastreio). Cerca de 1-2 semanas depois recebi.. (e recebi apenas uma)

      Eliminar
  3. Olá :)
    Uma dúvida? O limite para o pagamento do IVA ainda continua os 22€?
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aninhas, o valor dos 22€ era o tecto suposto para as encomendas desse valor ou abaixo não serem paradas na alfândega, neste momento já não é assim, qualquer uma pode ficar retida.

      Beijinho

      Eliminar
  4. Já metem nojo. Isso também aconteceu com o computador que encomendei numa loja de informatica que era suposto ter chegado da asus no final de dezembro e só chegou a semana passada. Quando liguei para a loja a perguntar o que se passava eles disseram que TODOS os produtos que a asus tinha mandado para restabelecer o stock nacional estavam parados na alfandega. Conclusão: pode ser um bocado exagerado mas acho que acabam por afetar a economia nacional porque há muitas pessoas que desistem de encomendas quando há atrasos. É triste.


    http://www.chasingrubiesbyflor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia que estava a acontecer também para empresas, mas sendo assim já roça a estupidez, já estão a prejudicar a economia, as lojas, as pessoas é um ciclo vicioso...

      Beijinho

      Eliminar
  5. Estou como tu! Tenho coisas da black friday que ainda não me chegaram! E há umas semanas recebi uma carta da alfândega de uma encomenda da sigma, enviei fatura e passado uns dias chega-me a encomenda da Coastal Scents que tive que pagar taxas... não percebo nada disto!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a da Coastal Scents também ficou retida? Ou abriram e simplesmente enviaram logo com valor para pagar?
      Não dá mesmo para perceber..

      Beijinho

      Eliminar
  6. Três meses à espera é realmente um abuso. Concordo que deviam ter um prazo, se nós temos só é justo que eles também o tenham.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que já me disseram eles também têm 30 dias para fazer o despacho, mas pelos vistos e como tudo em Portugal é uma anedota, simplesmente não se cumpre.

      Beijinho

      Eliminar
  7. Aconteceu-me pela primeira vez em Janeiro. Recebi a minha primeira carta da alfândega...enviei tudo direitinho por e-mail, e só recebi um mail automatico e depois outro a dizer que estavam a analisar os documentos. Passaram semanas e nunca mais diziam nada. Voltei a enviar um mail e responderam-me que iam enviar para minha casa a encomenda. Depois de mandar mais mails lá responderam que não ia pagar nada e para esperar. Finalmente chegou tudo...vá lá.
    No entanto, a meio de Janeiro, fiquei com outra encomenda retida...e não me têm dito nada de jeito sem ser que estão a avaliar os documentos...
    Entretanto, todas as minhas outras encomendas já chegaram a Lisboa e ainda nenhuma veio para casa. Começo a achar que a qualquer instante vou receber mais cartas da alfândega...Começo a achar que eles vão-me reter todas mas é!!!!
    Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ficarem retidas a unica certeza que temos é que mais cedo ou mais tarde recebemos a cartinha em casa, o problema é mesmo aquelas coisas que nem eles identificam...

      Já recebi uma vez uma a dizer "VESTIDO" e não tinha encomendado vestido nenhum, se não tivesse registo até hoje não sabia o que era e já tinha ido para trás, ontem recebi e vi que não era nada vestido mas sim uma camisola, tem tudo a ver realmente -.-

      Acho que a partir de agora será sempre assim infelizmente :(

      Beijinho

      Eliminar
  8. Nunca comprei coisas online a não ser pelo eBay e pelo Aliexpress, felizmente nunca ficou nenhuma encomenda presa na alfândega, pensei que fosse por terem valores muito baixos, mas pelos vistos nem esses se safam :s

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mafalda,

      Neste momento acho mesmo que é à sorte, não consigo perceber como é que é feita a escolha.
      A verdade é que valores acima dos $25 não me têm parado o que é parvo.. mas pronto

      Beijinho

      Eliminar
  9. Há pouco tempo recebi uma encomenda que tinha feito há 2 meses atrás, a partir de um site norte-americano! Mas nunca cheguei a receber carta ou email da Alfândega, simplesmente um dia apareceu-me um senhor com a minha encomenda e a dizer-me que tinha que pagar as despesas de alfândega. Inadmissível! E eu sem saber o porquê do atraso, até contactei a loja e tudo... Nem uma justificação ou aviso por parte da Alfândega!

    Já agora, leiam isto:
    http://www.ctt.pt/fectt/wcmservlet/ctt/faqs/faq162.html

    Neste momento, TODAS as encomendas feitas fora da União Europeia (embora também se incluam algumas zonas da União Europeia) estão sujeitas a controlo aduaneiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não és a unica a queixar-se disso, mas acho simplesmente inadmissível, até porque a carta que os CTT mandam a dizer que a encomenda ficou retida é registada, portanto eles teriam sempre de avisar.
      Nunca atribuir um valor sem antes a pessoa comprovar o que realmente pagou, etc etc.

      A faq do site deles já está assim desde sempre.. Sempre corremos esse risco, agora é que eles andam mesmo em cima de tudo e vamos lá ver, é sempre mais €€ que poderão cobrar...

      Beijinho

      Eliminar
  10. Acabei de recusar uma encomenda da Romwe á qual me cobraram taxas alfandegárias. Achei que uma oferta não valia os 17€ que me queriam cobrar. Terei alguma penalização agora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vânia, não terás problemas.
      A encomenda agora vai para o destinatário novamente (se o tiverem) caso contrário será dada como perdida/recusada e vai para destruição.

      Em relação à ROMWE podes sempre enviar um email a explicar a situação e o motivo da recusa :) mas já depende de ti se o queres ou não fazer.

      Beijinho

      Eliminar
  11. é horrivel! já tenho lá uma encomenda desde dia 4 de novembro! ainda não recebi nada.. mandei os docs solicitados nc me responderam e quando os contactei por nao ter resposta nenhuma disseram que perderam se podia enviar de novo..lá enviei de novo e ja se passou um mês e ainda nada.. a serio que paciencia!

    beijinhoos*
    http://thisisbeautydream.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Eles a mim já só enviam respostas automáticas, já nem respondem a pedidos de ponto de situação nem nada, tenho de ir eu acompanhando se tiver código de registo caso contrário é ir esperando com a máxima "se vier vem se não azar"..

    Cada vez pior infelizmente :(

    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. eu ja tive uma paragem ou outra, e por vezes chegam-me ca coisas abertas... mas graças a todos os santinhos nunca mais de 1 mes, e nunca tive de reclamar ou de pagar... ou avisos sequer xD

    enfim...

    xoxo

    ResponderEliminar
  14. é mesmo frustrante, aquilo anda caótico! que serviço mal prestado

    ResponderEliminar
  15. giro giro é eu receber a carta passado 3 meses de espera, eles não me aceitarem os documentos , mandarem outra carta a pedir o registo da transferência bancária (coisa que não existe porque foi oferta)... Eu ligo para lá dizem-me para expor a situação para um email, eu envio para o email pedido, respondem-me a dizer tenho de explicar a situação para outro email, e até agora nada de resposta... estou pelos cabelos com aquele gente que nem atender as pessoas sabem.
    Já fiz 2 reclamações e nada...tudo isto por um casaco que tem umas mangas a imitar cabedal, em plástico!! O que eu concluo é que deve ser muito boa a imitação e que está tudo desconfiado que ando metida no tráfico de peles... ahahah que nervoooos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devem achar que andamos a fazer contrabando de alguma coisa..
      Uma das coisas que recebi vinha com um papel escrito por alguém da alfândega a dizer que eram botas de pele -.-', não passavam de umas botas de camurça!
      É isto.. muito credíveis as pessoas que tratam destas coisas.

      Beijinho

      Eliminar

O teu comentário é sempre bem vindo! <3